segunda-feira, 27 de abril de 2015

Dicas de Segurança do Trabalho em Hemodialise


Resultado de imagem para dicas de segurança do trabalho em hemodialise






O processo de trabalho em HD envolve um contato íntimo com fluidos orgânicos, expondo os trabalhadores a diversos patógenos. Diante disso, a adoção de medidas de biossegurança é, de fato, muito importante para que haja uma prevenção efetiva de acidentes e doenças ocupacionais advindas dos riscos biológicos. Para isso, o uso de equipamentos de proteção individual (EPI), como máscara, gorro, óculos, capote, botas, entre outros, torna-se obrigatório a todos os trabalhadores.
A NR-9, do MTE, considera como agentes biológicos as bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros.
Dentre os acidentes que podem ocorrer no ambiente hospitalar, os que envolvem os materiais perfurocortantes, em especial as agulhas, têm sido reconhecidos como um dos principais problemas de exposição para os trabalhadores na aquisição de infecções, expondo-os também aos riscos de acidentes.
Os acidentes ocasionados por picada de agulhas são responsáveis por 80% a 90% das transmissões de doenças infecciosas entre trabalhadores de saúde. O risco de transmissão de infecção através de uma agulha contaminada é de 1 em 3 para hepatite B, 1 em 30 para hepatite C e 1 em 300 para HIV.
A vacinação para hepatite B tem contribuído bastante para proteger os trabalhadores e os próprios pacientes. Quanto ao HIV e à hepatite C, não existe imunoprofilaxia pré-exposição e também nenhuma medida específica para a redução do risco de transmissão pós-exposição ao vírus.
O risco químico também são evidente, pois estes trabalhadores permaneceram em contato próximo, diariamente, com uma série de substâncias químicas, como o hipoclorito de sódio a 2% e o proxitane, as quais são utilizadas para desinfecção das máquinas de HD e esterilização dos dialisadores dos pacientes, como se observa:
As medidas de proteção e segurança são formas de prevenção a serem utilizadas na assistência a todos os pacientes na manipulação de sangue, secreções e excreções e no contato com mucosas e pele não íntegra.


Resultado de imagem para equipamento de proteção individual

Tais medidas incluem a utilização de EPIs, com a finalidade de reduzir a exposição ao sangue ou fluidos corpóreos, e os cuidados específicos recomendados para manipulação e descarte de materiais contaminados por material orgânico.
E obrigatorio que os trabalhadores têm o conhecimento sobre as medidas de prevenção e segurança, principalmente quanto aos equipamentos de proteção individual:
Eles tem que trabalhar sempre de óculos, nunca tirar, principalmente quando vai manipular cateter, porque aquilo ali espirra[...]principalmente na HD[...]colocar o avental de plástico[...]máscara, luvas sempre[...]eu acho que todo material aqui na HD tem que ser usado, não dá pra abrir mão de nenhum. 
Uso de máscara, de avental, de luva, máscara de carvão ativado para os gases do proxitane e os cuidados com os perfurocortantes.
Em conformidade com o que foi mencionado, uma das formas de evitar acidentes ocupacionais é o uso de EPI, que constitui uma barreira protetora para o trabalho, pois reduz efetivamente, mas não elimina, o risco de exposição ocupacional.
No caso do setor em estudo, os EPIs indicados são gorro, óculos de proteção ou viseira, máscara, capote e sapato fechado. E no caso da sala de reprocessamento dos dialisadores, também chamado de reuso, é necessário utilizar capote impermeável de mangas compridas, botas, luvas de borracha e máscara apropriada contra gases tóxicos.Resultado de imagem para equipamento de proteção individual

Postado Por: saude e beleza

Dicas de Segurança do Trabalho em Hemodialise

#Compartilhe:

Postar Um Comentario

Facebook
Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

# Compartilhe

© Traduzido Por: Template Para Blogspot | Thema Seo Blogger Templates