segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

DICAS PARA HOSPITAIS



A NR 32 é um norma bem detalhista, e deve ser sua parceira inseparável! É interessante também dar uma olhada nos matérias da ANVISA, principalmente os que “falam” sobre desinfecção hospitalar, resíduos do serviço de saúde.
CCIH: Procure o pessoal da CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar) para trocar uma ideia e para conhecer as áreas onde o risco de infecção hospitalar é maior. As principais deficiências da empresa e quais as opções imediatas e não imediatas de melhoria…
CIPA: O pessoal da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) também é uma galera que merece atenção… Sempre tem algum cipeiro com boas ideias. Sempre tem aqueles que conhecem as deficiências do ambiente, os riscos e as oportunidades de melhoria.
PRODUTOS: Observe também o uso de produtos químicos. Principalmente os que o pessoal responsável pela desinfecção de materiais, limpeza e lavanderia usam.
os produtos utilizados não é opção, é obrigação. O rótulo do produto e aFISPQ (Ficha de Segurança de Produtos Químicos) são bons aliados para mostrar a composição, e principalmente, e os efeitos danosos que cada produto pode provocar em caso de acidente…
 PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais): Veja se está consistente com os riscos do ambiente e com as medidas preventivas. Observe o Cronograma de Ações para ver se o PPRA existe somente no papel ou se a empresa realmente cumpre o que ele determina.
PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional): Veja se o PCMSO tem ligação com o PPRA, se os exames estão sendo realizados, se o Relatório Anual está sendo cumprido (NR 7, itens 7.4.6 ao 7.4.6.3).
Gestão da CIPA: Veja se as reuniões estão sendo feitas. Se a gestão da CIPA está correndo normalmente dentro do que a NR 5 determina.
Compra de EPIs: Verificar se a empresa tem adquirido os EPIs necessários, se tem EPIs no estoque e se os CAs (Certificado de Aprovação) estão em dia.
- Ficha de EPIs (Equipamento de Proteção Individual): Observar as ficha de EPIs, se estão sendo preenchidas.
O Hospital deve desenvolver continuamente essa política, assegurando que os gestores e os funcionários estejam cientes de suas responsabilidades na redução de riscos e acidentes.
Devem se promovidas e reforçadas práticas seguras de trabalho e proporcionados ambientes livres de riscos, de acordo com as obrigatoriedades da legislação.
A complexidade da segurança hospitalar, exige um tratamento multiprofissional, tanto na tomada de decisões técnicas, como nas administrativas, econômicas e operacionais.Os diversos profissionais, em especial os gestores e diretores, devem analisar os seguintes aspectos
:a. Se as obrigações legais referentes a segurança do trabalho estão a ser cumpridas e se resultam em níveis de segurança aceitáveis.
b. Se os profissionais da área clínica estão a utilizar os equipamentos tecnologicamente compatíveis com a solicitação e se sabem lidar com eles adequadamente.
c. Se existem no hospital, programas de treino e reciclagem adequados para uso da tecnologia médica.
d. Se o hospital possui equipe de manutenção e se essa equipe possui os recursos necessários para a manutenção de equipamentos médicos e de infra-estrutura. Se é realizada a manutenção preventiva dos equipamentos vitais.
e. Se possui Brigada Contra Incêndio, se possui sistemas automáticos para extinção de incêndio e se são eficientes e suficientes.
f. Se possui gerador de energia eléctrica de emergência.
g. Se os custos gerados com acidentes envolvendo funcionários e doentes no ambiente hospitalar estão compatíveis com os investimentos feitos nas áreas de aquisição, treino e uso de tecnologias.
h. Se os funcionários usam os equipamentos de segurança, se são suficientes e se os riscos ambientais estão identificados e corrigidos.
i. 
Se os funcionários utilizam adequadamente as suas ferramentas de trabalho e se são suficientes para garantir o funcionamento seguro dos equipamentos e sistemas
.j. Se os doentes e visitantes recebem algum tipo de orientação sobre como agir em caso de incêndio.
k. Se existem no hospital, profissionais com dedicação exclusiva na área de segurança.
l. Se existem no hospital todos os projetos de arquitetura e engenharia atualizados que possibilitem a tomada de decisões com maior precisão e segurança.
m. Se o hospital possui planos de emergência para enfrentar situações críticas como falta de energia eléctrica, água, incêndio e inundações.
n. Se existe no hospital uma lista de empresas prestadoras de serviços, que estejam aptas a prestar serviços aos equipamentos e instalações de acordo com as normas de segurança aplicáveis
o. Se existe no hospital a ficha cadastral dos equipamentos existentes que indique a periodicidade dos testes de segurança e de desempenho dos mesmos.
p. Se são feitas, frequentemente, pelo menos mensalmente, reuniões com a comunidade de saúde, para discutir problemas de segurança existentes na sua unidade de saúde?

Todos os níveis de gestão devem, constantemente, reforçar as regras e regulamentos de segurança, estar alerta e identificar as práticas e condições inseguras, tomando, imediatamente, atitudes apropriadas para corrigir irregularidades.
Os gestores e os diretores têm a responsabilidade de zelar para que ambos, ambiente e funcionário, se apresentem em condições adequadas de segurança e devem considerar a prevenção de acidentes como uma parte normal das suas atividades rotineiras.

Responsabilidades legais: Quando se trata de segurança e saúde a negligência pode ser a principal causadora de acidentes, provocando grandes danos e até a morte. É necessário estar atento para que o descuido. Negligência é a falta de precaução, de diligência, de cuidados no prevenir dos danos.
Para que ocorra resultado penal, é necessário que haja uma relação de causalidade. Assim o resultado, que depende da existência de crime, somente é imputável a quem lhe deu causa. Considera-se causa a ação ou omissão sem a qual o resultado não teria ocorrido.
A negligência manifesta-se, via de regra, através da omissão e torna-se penalmente relevante quando o omitente devia e podia agir para evitar o resultado. Os crimes omissos são aqueles em que o agente deixa de fazer algo produzindo dessa forma, incidentes não esperado.
Postado Por: saude e beleza

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